sábado, 10 de novembro de 2018

ESTUDO DA CARTA AOS ROMANOS


MINISTÉRIO RENASCER
CENTRO DE TREINAMENTO - E.B.D
PRESIDENTE: Pr. CARLOS HERTEL



AULA I
10 de Novembro de 2018.

ESBOÇO DA AULA


1.    A mensagem. 1.1-15.

Um tratado teológico: Destinado à igreja de Roma, onde seu escritor tem como primeiro impacto se apresentar como escravo e emissário de Cristo. Seu objetivo era se aproximar aos cristãos de Roma, igreja que já existia na ocasião da escrita. Possivelmente foi escrito em 51 – 53 d.C.
Escritor: Paulo da cidade de Tarso, também conhecido como Apóstolo Paulo, nasceu em Tarso, na Cilícia, território atual da Turquia. Seus pais, embora judeus, gozavam dos privilégios da cidadania romana. No momento da circuncisão, recebeu dois nomes: Saulo - hebreu e Paulo - romano.
Formação: De cunho religioso, era judaico/fariseu (extremistas formalistas orais da lei), treinado intelectualmente por Gamaliel At.22.3.
      Cidadania e Perseguidor: Dupla cidadania adquirida pelos pais, e perseguidor dos cristãos no qual pelo excesso de zelo da lei os tinham como herege. 
Sua Missão: Comissionado por Cristo deveria levar o evangelho do filho de Deus a todas as nações. Foi o criador da termologia “Graça e Paz”, fusão das saudações de gregos e judeus.
Objetivo: Que a morte de Jesus, o filho de Deus na cruz, deu origem há uma nova era cristão, e uma ruptura entre lei e graça estava sendo implantada aos judeus e aos gentios, dando um novo entendimento do que significaria assim agora salvação e vida eterna.
Salvação Global: Mostrar aos romanos (gentios) que a salvação era possível para todos, e não apenas para os judeus. E que assim os romanos poderiam dar créditos no que era pregado pelos cristãos de Roma.

2.    O Poder de Deus. 1.16,17.

Boas novas: Paulo se apresenta aos romanos se gloriando no evangelho de Cristo o filho de Deus, o poder que esta nova realidade tinha entre eles. Esta nova realidade de vida, podia salvar todo aquele que viesse a crer na morte e ressurreição de Cristo na cruz. Uma realidade não em busca de uma perfeição abstrata, mas uma aliança alcançada pela fidelidade.
Nova realidade de vida: Viver pela fé, seria uma prática a ser vivida por todos... Embora não ser algo novo, Hc. 2.4, já predito pelo profeta Habacuque no A.T, tal realidade de vida. Esta realidade consiste em uma adesão incondicional em acreditar ser verdadeira algo, sem obter provas concretas sobre tal, ou seja, acreditar em Jesus em ser o filho de Deus, e que o crer na sua morte geraria a garantia de alcançar a vida eterna.



MATERIAL DE AUXÍLIO



    Capítulo I

Paulo e o Evangelho

1.   A mensagem de Paulo Rm. 1.1-15.

Um tratado teológico, onde o seu escritor é conhecido como Paulo (Saulo de Tarso); Fariseu, apóstolo, missionário e pioneiro da igreja, porém o mais importante era que Paulo se tornou um seguidor de Cristo.

Por não ter visitado Roma, ele escreve esta carta para se apresentar aos crentes daquele local, e assim preparar o seu caminho para a sua visita.

Sob a inspiração de Deus, ele claramente delineou a mensagem cristã, onde seus leitores facilmente identificariam em Paulo um cidadão do Reino dos céus, um irmão em Cristo.

Paulo era de cultura e formação religiosa judaica, pouco se sabe de sua juventude exceto que era de Tarso, cidade ao norte e ao oeste de Jerusalém na Cilícia.

As escrituras nos mostram que Paulo era um fariseu zeloso da fé, obtendo treinamento e ensinamento intelectual com um dos maiores conhecedores da lei daquele tempo, Gamaliel, um mestre judeu extremamente respeitado. At. 22.3. Paulo em seu excesso de zelo ficou obcecado pela eliminação de todos da seita cristã onde o mesmo entendia como herege. At.8.1-3, 9.1,2, dando sua aprovação à morte de Estevão. At. 7.58.

Além de um exímio Judeu, era também Paulo um cidadão romano At.22.28, privilégio especial, adquirindo vários direitos e garantias obtendo assim dupla nacionalidade.

Paulo se apresenta em (1.3) e assim demonstra o que o evangelho fez com ele, declarando a sua fidelidade sem deixar nenhuma dúvida em quem agora havia se tornado.

Em sua declaração Paulo se intitula como escravo e emissário de Cristo, onde foi comissionado pelo próprio Cristo para levar o evangelho de Deus a todas as nações. Usa o termo “Graça” e “Paz” fazendo assim uma fusão das saudações usuais entre gregos e judeus, criando assim uma identidade única cristã.

A mensagem de Paulo tem como característica proclamar o Filho de Deus ressuscitado, dando assim um significado claro no significado do termo evangelho que era a mensagem deixada pelo filho de Deus ressuscitado dentre os mortos.

Paulo também descreve seus sentimentos aos romanos, dizendo que deseja vê-los e compartilhar com eles as boas novas do evangelho (1.7).

O objetivo primordial de Paulo estava em mostrar aos gentios que a salvação era possível para todos, não apenas para os judeus e que esta realidade merecia ter deles total confiança por aquilo que era ensinado.


2.   O Poder de Deus Rm. 1.16,17.

Paulo procura se apresentar aos romanos, se gloriando no evangelho de Deus, o poder desta palavra da verdade, onde ele resume que o evangelho de Cristo tinha poder suficiente para salvar toda pessoa se assim passasse a crer na morte e na ressurreição de Cristo na cruz. Também mostra a “justiça” de Deus, onde não se tratava simplesmente em uma perfeição moral abstrata, mas de um teor que alcançava fidelidade e aliança.

Assim, “ao anunciar que Jesus Cristo é Senhor do mundo, Paulo está revelando ao mundo as boas novas de que o Deus único de todo o mundo cumpriu a sua palavra, resolveu de forma definitiva o problema do mal que invadiu a sua criação, e agora está restaurando a justiça, a paz e a verdade” (Tom Wright).

Uma nova forma de vida é apresentada por Paulo, ou seja, viver de fé em fé, onde uma confiança incondicional deveria fazer parte desta nova cultura, deveria ser o modo indicado para receber a justiça de Deus. Ao confiarmos em Cristo, passamos a ter uma relação tanto temporal quanto eterna em fé. Paulo cita Hc 2.4 “O justo viverá pela fé”, demostrando assim que esta nova realidade já estava predita pelos profetas no antigo testamento, no qual os cristãos judeus já estavam familiarizados com esta nova forma de viver.

LIVRO: AOS ROMANOS
AUTOR: ARLEY SANTANA

#JUNTOSPELOREINO


3 comentários:

ESTUDO DA CARTA AOS ROMANOS

AULA II             18 de Novembro de 2018.   ESBOÇO DA AULA    .          A Morte - A ira de Deus (1.18 - 3.20). Vi...