quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Palavra Pastoral de 14/12/2011


4 – ESTRATÉGIAS (PARTE IV)
Quando iniciamos os cinco pontos indispensáveis para se fazer a obra de Deus, passamos a entender melhor o mecanismo que Jesus usou no início de seu ministério, ao qual vêm nos inspirando nestes últimos dias do nosso estudo. Pois visão, oração e relacionamentos firmes, são as três primeiras bases para um bom ministério, e agora passamos a ver o quarto ponto que é a estratégia, que nos leva ao revestimento das armaduras de Deus. Veremos também que para se fazer a obra é necessária ter tido um crescimento espiritual, pois pessoas que agem como crianças e ainda se alimentam de leite, não estão aptos a exercerem o ministério terreno, e muito menos criar ou seguir uma estratégia. O livro de Ef. 4.7-16 nos mostra a estratégia de Deus para a edificação da VISÃO e das qualificações necessárias individuais vejamos:

         Aqui a figura dominante é a igreja como CORPO, e os membros deste corpo e sua dimensão funcional.
         Trazendo para os dias de hoje, o pastor ou líder representa Cristo que é a CABEÇA, e cada filho de Deus ou liderados são os MEMBROS ou uma parte do corpo.
         O OBJETIVO DA CABEÇA: a edificação do Corpo. Esse objetivo inclui as três características de busca, qualidade, unidade e quantidade que já estudamos.
         O PLANO DA CABEÇA: deve ser para a edificação do Corpo, ou seja, de TODOS os membros de forma imparcial e ao mesmo tempo com amor, entendendo e respeitando as características individuais de cada membro. Seja na igreja ou em um departamento o Pastor ou o Líder se torna o gerenciador e estrategista.

FUNÇÃO DA CABEÇA EM UMA ESTRATÉGIA.

1   - Dar vida ao corpo
2   - Dar crescimento ao corpo
3   – Distribuir as funções
Constituir uns como líderes, diáconos e diaconisas, profetas, presbíteros, a outros como evangelistas, pastores e mestres. Tudo isso é função da CABEÇA e não do restante do corpo. Ordenar, relacionar, colocar cada membro no seu lugar, formar um todo, organizar os santos. Para que entrem em ação e desempenhem seu ministério na edificação do corpo de Cristo, de modo que na estratégia de Deus contagie toda a Igreja,mesmo que seja necessário aperfeiçoar, capacitar, treinar,  para que cada um cumpra seu ministério na edificação do corpo dando o seu melhor ao reino de Deus.

FUNÇÃO DOS MEMBROS DO CORPO EM UMA ESTRATÉGIA.
Cada membro é importante e tem uma função individual, cada membro tem recebido de Cristo um dom se tornando um obreiro na casa de Deus, passando assim a ganhar novos membros, discipulando e ensinando os novos soldados de Cristo. Não com os dogmas e maus costumes que adquirimos com as doutrinas humanas que não somam e nem multiplicam, mas realmente conforme o que a bíblia nos ensina, e se baseando no ponto principal que é o amor. Cada membro deve ser ter com o corpo uma relação firmes com os demais do grupo para desempenhar seu ministério de forma crescente.Todos os membros devem buscar a unidade da fé e uma busca constante de uma imagem de Cristo.Podemos dizer assim que o desejo de Cristo e do Cabeça de uma igreja ou departamento é que todo membro possa crescer em Cristo em ( qualidade, unidade e quantidade), seguidos de amor ao próximo e a si mesmo,e vivendo sempre em sujeição ao reino de Deus.Estes são os primeiros passos para se fazer e execultar uma estratégia de crescimento em uma comunidade evangélica. A primeira estrategia deve ser organizar a casa, seguido de busca de uma unidade verdadeira que produza assim um crescimento firmado na rocha Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDO DA CARTA AOS ROMANOS

AULA II             18 de Novembro de 2018.   ESBOÇO DA AULA    .          A Morte - A ira de Deus (1.18 - 3.20). Vi...