quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Palavra pastoral de 26 de Dezembro de 2012


VITÓRIA NO SOFRIMENTO


TEXTO DE REFERÊNCIA: 1° Pe. 1. 3-8.

Introdução:

Sofrimento... Palavra do Latim que significa Angustia, “aperto, constrição, apertar, sufocar, quem nunca sentiu isto? Em vários ângulos da nossa vida passamos por sofrimentos, uns mais outros menos, mais sempre passamos por ele. Em 1° Pe. 4.12, nos fala que o sofrimento faria parte da nossa vida, se tornando uma experiências inevitável. Até o próprio Jesus foi marcado pelo sofrimento. Embora Deus ter criado o mundo sem esta realidade vivida hoje Gn. 1.31, a partir da saída do homem do Éden o sofrimento passa a fazer parte da nossa vida, pois assim o homem escolheu.Gn. 3.16. Mais o que se torna fato, é que o sofrimento produz em nós experiências que jamais seremos os mesmos após passarmos por ela.

·                     O Sofrimento ensina. A bíblia ensina que o próprio Jesus sofreu para aprender a ser obediente Hb. 5.8... Ou seja, em nossa vida o sofrimento esta presente desde o início de nossa vida, e foi através do sofrimento que Deus por diversas vezes ensinou o seu povo o caminho Êx. 2.23-25. O sofrimento busca a edificação de famílias ou em aperfeiçoar ou corrigir pessoas. O sofrimento é o ensinamento para o milagre.
·                      O Sofrimento quebranta. O quebrantamento é a forma de se quebrar o orgulho, a soberba, prepotência e arrogância do homem sem a misericórdia; em outras palavras, geralmente este sofrimento chega sem nenhuma misericórdia, gerando uma desestrutura pessoal ou até familiar, que quando vivido, a primeira coisa que se lembra é de Deus; Que automaticamente opera no invisível recolocando tudo em seu devido lugar, e agindo em misericórdia Lm. 3.22,23, modificando todo um momento existencial de sofrimento, transformando assim a tristeza em alegria, através do nosso quebrantamento.
·                     O Sofrimento aperfeiçoa. O sofrimento gera sempre a dor, seja ela física ou espiritual, e é através desta dor que se forma em nós um caráter espiritual. Sl. 66.10-12. É o sofrimento que burila  o viver de um cristão, buscando assim aperfeiçoá-lo em tudo nesta vida. Lc. 15.20-24. Na verdade o sofrimento nos leva a valorizar as dádivas que o senhor nos dá. Aprenda e se aperfeiçoe com o sofrimento.
Conclusão: 
Em todas as camadas sociais encontraremos aqueles que sofrem, e Jesus bem nos advertiu que aqui teríamos aflições... Jo. 16.33. Temos que buscar no sofrimento forças para continuar a batalha, sem desanimar ou desistir, devemos persistir sempre... Se sofrermos com cristo, seremos sempre vencedores. Mt. 5.10-12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDO DA CARTA AOS ROMANOS

AULA II             18 de Novembro de 2018.   ESBOÇO DA AULA    .          A Morte - A ira de Deus (1.18 - 3.20). Vi...