quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

PALAVRA DE VIDA - CULTO DIA 15 DE JANEIRO 2014.

O que é Heresia?

É toda doutrina que, em matéria de fé, sustenta opiniões contrárias às da Bíblia considerada a Palavra de Deus, heresia é o ato de um indivíduo ou de um grupo afastar-se do ensino da Palavra de Deus e adotar e divulgar suas próprias ideias, ou as ideias de outrem, em matéria de religião. Em resumo, é o abandono da verdade, no qual suprime a realidade de Cristo bem como a trindade.
Não é muito difícil para o cristão sincero identificar uma heresia. Existem alguns aspectos básicos que observados mostrarão a moderna estratégia do diabo, que é a conquista das mentes.

A base de toda heresia está na interpretação contextual da bíblia, quando se a interpreta de errada, criamos uma heresia, ou quando criamos textos que não existem e sustentamos como sagradas também criamos uma heresia.


  • O argumento bíblico: é aquele extraído da Bíblia, em uma interpretação correta e lógica. Jesus usou esse argumento em uma sinagoga em Nazaré acerca de sua missão: Lc. 4.16-30.
  • O argumento extra-bíblico: é o argumento que não tem base na Bíblia, entretanto não se choca com os seus ensinamentos. Ex: Pregadores que usam estes argumentos em suas pregações devem tomar cuidado.
1-   Cabeça vazia é oficina do diabo.
2- Mil chegará, dois mil não passará.
    3- Faça sua parte, que eu te ajudarei.
    4- Jonas foi engolido por uma BALEIA.
      O texto diz: “Deparou o SENHOR um GRANDE PEIXE (cão do mar) para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites no ventre do PEIXE.” Jn. 1.17.
    5- Jesus foi visitado por TRÊS reis magos.
      Os textos dizem: “Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram UNS magos do Oriente a Jerusalém.” Mt. 2.1; que entregaram ao menino Jesus as suas ofertas: ouro, incenso e mirra. Mt. 2.11;
    6- Nenhuma folha cai da árvore, sem que Deus não permita.
       O Versículo diz: “Não se vendem dois pardais por um asse? E NENHUM DELES CAIRÁ EM TERRA SEM O CONSENTIMENTO DE VOSSO PAI.” Mt. 10:29.

    7- Jacó demorou 14 anos para casar-se com Raquel.
      O Texto diz: “Decorrida a semana desta, DAR-TE-EMOS TAMBÉM A OUTRA, pelo trabalho de mais sete anos que AINDA me servirás. Concordou Jacó, e se passou a semana desta; ENTÃO, LABÃO LHE DEU POR MULHER RAQUEL, SUA FILHA.” Gn. 29.27-28.
    8- Noé levou somente um par de cada animal para a arca.
       O texto posterior explicita claramente: “De todo animal limpo levarás contigo SETE PARES: o macho e sua fêmea; mas dos animais imundos, UM PAR: o macho e sua fêmea.” Gn. 7.2.
    9- O dinheiro é a raiz de todos os males.

      O versículo diz: “Porque o AMOR DO DINHEIRO é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” I Tm 6.10.

    10- Dalila cortou os cabelos de sansão.

       O texto afirma: “Então, Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela e, tendo chamado um HOMEM, MANDOU RAPAR-LHE AS SETE TRANÇAS DA CABEÇA; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.” Jz 16.19.

  • O argumento anti-bíblico: é aquele que fere, torce, subtrai, acrescenta ou se choca com as verdades ensinadas na Palavra de JESUS.
  • Contradição com os fatos: História e doutrinas baseadas em fatos que não fornecem base para tal; incredulidade para com ensinamentos baseados em fatos reais, bíblicos ou com raízes bíblicas. Muitos cristãos têm sido enganados.
  •  Incoerência lógica: Nada impede que o bom senso e a razão sejam usados em matéria de religião. A maioria das heresias não resiste a um confronto lógico com a história, ciência, Bíblia ou com a religião propriamente dita. A Bíblia prevê o surgimento e a evolução das heresias como um sinal dos tempos. Mt.24.11.
Conclusão:

Todo texto, fora do contexto, se torna um pretexto para a heresia, em outras palavras, ficaremos fora de produzir uma heresia, ou de viver no meio de uma quando passarmos a entender as escrituras, Os. 4.6, praticando a palavra, vivendo a palavra e acima de tudo entendendo a palavra. II Pe. 1.20,

Um comentário:

  1. More importantly, this announcement reveals an upcoming subscription service based around the Gaikai technology that powers PlayStation Now. Details are slim, but the PS Now team promises that they are “working on it.”
    buy rs gold

    ResponderExcluir

ESTUDO DA CARTA AOS ROMANOS

AULA II             18 de Novembro de 2018.   ESBOÇO DA AULA    .          A Morte - A ira de Deus (1.18 - 3.20). Vi...