O
Final
PARTE
III
TEXTO DE REFERÊNCIA: Ap.20.11-15.
INTRODUÇÃO:
Com o Tema “O final”, terminaremos com o
entendimento daquilo que é o paraíso e inferno, ponto final após o juízo. É bem
verdade, que já entendemos que os justos após a ressurreição seguida do
arrebatamento, estarão nesse momento desfrutado da imortalidade da alma, agora
em um novo corpo (celestial) vivendo de forma eterna no céu. E que os ímpios após
o juízo final, momento ao qual serão julgados, terão como recompensa se assim
forem condenados, a segunda morte, onde não será mais possível o
arrependimento.
·
Seol e
Hades:
1. Seol:
Palavra de
origem incerta aparece 65 vezes no A.T, que tem como sua tradução, sepultura,
inferno ou cova. (Ref: KJV). A
opinião mais usual, sobre esta possível referência como lugar, seria onde as
Almas justas, como as ímpias possam está. Gn.
37.35 e Pv.9.18. Dentro desta visão, o seol estaria sendo compreendida
conforme as crenças babilônicas.
Outro
entendimento deste possível local, Seol, seria como o local de silencio Sl. 31.17, lugar onde Deus não é mais
louvado, Is. 38.18, um lugar de
tristeza II Sm. 22.6, ou um lugar de
inatividade Ec. 9.10.
2. Hades:
Entende-se com maior concordância, que o
versículo bíblico de aplicação deste nome retrata-se há um possível lugar
chamado reino dos mortos. Utilizam-se os entendimentos mitológicos grego, acrescido
de textos bíblicos para subentender há existência deste lugar.
Sua tradução e interpretação, também
correlaciona com a de seol, podendo ser as vezes usados em textos no A.T, e
N.T, como sepultura, inferno ou cova.
O fato da escrita em At. 2.27,31 é à base de sustentação para esse lugar. Em Ap.1.18, Cristo está segurando a chave
da morte e do Hades (em seu original) O hades é entendido como uma cidade
fortificada e murada, uma tipologia de prisão, e Mt.16.18, seria a referencia dos portões deste lugar.
Em Ap.20.13,14,
as palavras hades e morte, aparecem ligadas novamente, referendando aos ímpios que
estavam aguardando o juízo final, onde em Lc.
16.23, essa ideia se fortalece, pois a palavra hades significa neste
contexto a residência dos pecadores mortos.
·
PARAISO:
A Bíblia diz em Jo. 14.2-3 “Na casa de meu Pai há
muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos
lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para
mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.
O conceito de céu é fora
do alcance da nossa compreensão. A Bíblia diz em 1ª Co. 2.9 “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram,
nem ouvidos ouviram, nem penetraram o coração do homem, são as que Deus
preparou para os que o amam”.
Como descreveu Isaías o céu? A Bíblia diz em Is. 65.21-23 “E eles edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o fruto delas. Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus escolhidos gozarão por longo tempo das obras das suas mãos: Não trabalharão debalde, nem terão filhos para calamidade; porque serão a descendência dos benditos do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles.”
Os deficientes serão curados. A Bíblia diz em Is. 35.5-6 “Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se desimpedirão. Então o coxo saltará como o cervo, e a língua do mudo cantarão de alegria”.
Deus viverá com o Seu povo e
não haverá mais morte, lamento ou dor. A Bíblia diz em Ap. 21.3-4 “E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis
que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles
serão o seu povo, e Deus mesmo estarão com eles. Ele enxugará de seus olhos
toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem
dor; porque já as primeiras coisas são passadas”.
Em outras palavras,
entraremos sim no céu quando formos arrebatados, ou quando formos ressuscitados
1ª Ts. 4.13-17, pois nossa alma
passará a receber um corpo incorruptível 1ª
Co. 15. 50-54. Selando assim toda a promessa escrita nas escrituras
finalizando com o galardão e um novo nome Ap.2.17.
·
INFERNO:
Que fique claro, o
Inferno existe e está destinado para os perversos e todas as nações que se
esqueceram de Deus, Sl. 9.17, mas a
sua habitação se dará no juízo final. É o lugar destinado para o castigo eterno
Mt. 25. 31-46. Podemos encontrar o
inferno descrito na Bíblia como:
a) Castigo Eterno Mt.25.46,
b) Fogo Eterno Mt. 25.41;
c) Chamas Eternas e Fogo Devorador Is. 33.14;
d) Fornalha Acesa M. 13. 41, 42, 49,50;
e) Fogo e Enxofre Ap. 14.9,10;
f) Lago de Fogo Ap.20.15;
g) Fogo que não apaga Mt.3.12;
h) Lugar de punição 2ª Pe. 2.4;
i) Lugar de tormenta Lc.16.23.
Em Ap. 20.11-15, deixa claro que o inferno
e destinado para o Diabo e seus anjos, Besta, Anticristo, e todos que não
estiverem escritos no livro da vida, em outras palavras entenda, não está
habitado ainda. Ninguém conhece o inferno ainda, afirmam que Jesus foi ao
inferno e tomou a chave da morte e do inferno, mas onde está escrito isto na
Bíblia? At.17.11.
Uma sustentação errônea dos defensores
do inferno habitado, seria de 1ª Pe.
3.19 e 4. 6, ora se de fato Jesus tivesse ido a um lugar pregar para
mortos, alcançando eles a salvação, Jesus entraria em contradição com o seu
ensinamento e a Bíblia seria contraditória pois em Hb.9.17, Afirma que aos mortos só lhes restam o juízo. Acreditar
assim é dar créditos ao purgatório, bem como aos conceitos espíritas. A Bíblia
aplica esta palavra aos “Espíritos em Prisão” para designar seres angelicais
que estão aguardando o juízo, pelo erro cometido aos céus. Jd. 1.6.
O fato é que estes erros serão encontrados e
mal sustentados quando estudamos sem o conhecimento do original da palavra
relacionada, pois infelizmente as versões contem erros de duplo sentido.
Nosso maior
objetivo durante este estudo é fazer você entender, que após a morte, vem a ressurreição,
ou para a vida, ou para a morte. Hb. 9.27,
Ap.3.3.
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