quarta-feira, 29 de março de 2017

AS DUAS ÁRVORES



Texto de referência: Jo. 15.1-22.

Introdução:

A natureza, e tudo que existe em sua volta, são constantemente apresentadas e comparadas conosco nas sagradas escrituras. Árvores frutos, de todo tipo e espécie, entram em semelhanças com nossas condutas no desenrolar dos ensinamentos das escrituras, deixando sobre nós leitores da bíblia um conhecimento amplo dos desígnios de Deus através dos exemplos por Ele ensinados.

Quando lemos Sl. 1.3, vemos que o homem é comparado como uma árvore, e o nosso texto de referencia de João, nos mostra que temos dois tipos de qualidades de árvore (varas), de forma radicalmente distintas, uma que produz fruto e outra que nada produz.

  • A RAIZ.

Jesus é a Videira e nós somos os seus ramos Jo. 15.3. O texto também nos leva a entender que o próprio Deus, é o agricultor que cultiva e poda o que fora plantado, logo entendemos que:

-                     Quando estamos LIGADOS em Jesus que é a fonte de Vida, a raiz, nós damos frutos.

-                     Jesus é a SEIVA (O Alimento Principal), da árvore.

-                     Deus é o LAVRADOR, que cuida para o crescimento da ÁRVORE, para que deem frutos, Deus espera que todos deem FRUTOS.

Toda árvore (Homem ou Mulher) está sobre o domínio do próprio Deus. Ez. 17.24.

  • ÁRVORES INFRUTÍFERAS:

As árvores que cessam de dar frutos são as que já não tem em si a vida que provem da fé perseverante em Cristo. Essas árvores o Pai tira e separa da União com Cristo. Lc. 13. 6-9, Mc. 11. 13-14.

  • ÁRVORES FRUTÍFERAS:

As árvores que dão Frutos são as que têm vida em si por causa da sua perseverança na fé e no amor com Cristo, são pessoas que alem de serem exemplos de vida, usam os dons para ajudar outras pessoas. Ez. 47.12.


Conclusão:

A árvore (homem e mulher) produzirá ou não frutos, partindo do princípio daquilo a qual em seu crescimento foi assim gerada. Ou seja, que adubo recebeu se foi uma palavra genuína, ou se foram palavras sem fundamentos. Se o seu alimento foi em Jesus, “a seiva” que produz vida, ou se seu alimento estava em outras ideologias pagãs.

O homem e a mulher sempre produzirão aquilo ao qual lhes foram ensinados. Quando ainda velho homem, Jesus vem e é enxertado em nós, para modificar o nosso fruto produzido. Rm. 11.17.
            


Quer conhecer o homem ou uma mulher? Veja pelo seu fruto. Lc. 6.44.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDO DA CARTA AOS ROMANOS

AULA II             18 de Novembro de 2018.   ESBOÇO DA AULA    .          A Morte - A ira de Deus (1.18 - 3.20). Vi...